terça-feira, 19 de janeiro de 2010

E começa o ano novo...... mas a mídia continua velha !

Lebro-me que a notícia da vez na TV, logo no dia 1 de janeiro, foi o desastre ocorrido em Angra dos Reis, em que dois deslisamentos de terra ocasionaram a morte de dezenas de pessoas.

poucas semanas depois, foram as enchentes ocorridas no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados que ocuparam a maioria das manchetes dos meios de comunicação.

Recentemente, a bola da vez foi o terremoto do Haiti.

Parece que, neste começo de ano, os desastres naturais tomaram conta das notícias nos jornais e na TV, pelo menos aqui no brasil. Acho que menos por culpa da natureza, mais por culpa da mídia mesmo.

A mídia funciona assim: escolhe um tema e, durante dias, semanas, ou até mesmo meses, colaca à disposição do leitor, ou espectador, apenas noticias referentes àquele tema. Desta vez, os desastres naturais é que estão em pauta( do jeito que eles fazem, parece que nunca ocorreu terremoto ou deslisamento de terra antes !).

A mídia é assim mesmo. Lembro-me do caso da Isabella Nardoni. Naquela semana, acho que mais uns dois ou três casos semelhantes ocorreram, da mesma forma (hoje em dia será que não ocorre? claro que ocorre, mas este tema não é a bola da vez!)

Também foram várias as crianças com agulhas no corpo.

É, o ano pode ser novo, mas o estilo da mídia, sempre cansativo e repetitivo, continua a ser o mesmo !

4 comentários:

  1. =~~ A mídia não mudará. Fato!
    Gostei do blog! =]

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por sua bela iniciativa...
    Estive procurando por dezenas de blogs que me preparasse para o curso universitário que escolhi e vi um comentário seu num no dreito.net.
    Não seria Angra dos Reis em vez de Fernando de Noronha?
    Felicidades

    ResponderExcluir
  3. Kadyana, correção feita! obrigado e seja bem vinda ao mundo do direito

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas suas opiniões, excelente blog. Permita-me discordar apenas deste texto.Foram fatos importantes ,que mereciam destaque.Não é, técnica e humanamente possível ,detalhar todos os casos que acontecem no nosso país Por isso, alguns, são escolhidos, como referência. Pior seria,a ausência.
    Gilberto Gandra.

    ResponderExcluir