quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O fantástico mundo da tecnologia

Estou convencido de que chegará um dia -e não estamos tão distante dele! - em que a dependência do ser humano à tecnologia se tornará irreversível.

Hoje, no campo da medicina, raras são as cirurgias em que a tecnologia não esteja presente. O bisturi perdeu seu papel. Através de um micro-corte, insere-se um micro-tubo, ligado à micro-câmera, cuja imagem é transmitida a uma tela de computador, que dá ampla visão ao cirurgião de todo o interior do corpo do paciente.

A tecnologia tornou-se essencial, também, nos abastecimentos água e de energia elétrica (lembro-me de que ha pouco tempo houve uma pane nos computadores que controlam o abastecimento da usina de Itaipu).

Para nós, operadores do direito, a tecnologia também está se tornando cada vez mais uma realidade inafastável. No STJ já há implantação dos processos eletrônicos, através dos quais as petições podem ser protocoladas virtualmente, num simples click, sem que o advogado saia da cadeira do seu escritório. O TJSP também está implantando o sistema.

Tal medida deve ser festejada. Além de facilitar o acesso do advogado aos autos- que pode visualizá-lo através da tela do seu computador-, ela desburocratiza o processo e ameniza a morosidade judicial. Tudo é simples, prático e instantâneo.


Concluo com o que afirmei no inicio do texto: chegará um dia em que a dependência do ser humano à tecnologia se tornará irreversível. Se a tecnologia é inevitável, então, aproveitemos da melhor forma. E viva o processo digital !

Um comentário:

  1. Adoro ler o que voce escreve.

    Como em tão pouco tempo profissional, voce conseguiu adquirir tamanha desenvoltura para falar sobre o direito.

    Entendo muito pouco desta extensa área, até porque nao concordo com nosso sistema judiciário, mas enfim, o caso aqui é que voce se expressa muito bem e consegue esclarecer com detalhes assuntos pertinentes a seres humanos como eu com sede de aprender, porque assim como o uso da tecnologia será em pouco tempo irreversível, o saber nunca será substituído!!!

    Vivi

    ResponderExcluir